14 de setembro de 2013

ANIMAÇÃO [Review]: Aviões

Sobre a Coluna:
A ideia da coluna é a de, ocasionalmente, dividir com vocês todo o tipo de informação sobre animações - desde indicações, reviews e novidades, até detalhes sobre a produção e curiosidades em geral - sempre com o intuito de divulgar e desvencilhar de tabus como "animação é coisa de criança" essa incrível variável da 7ª arte.

Ambientado no mesmo universo de Carros e Carros 2, a mais nova animação da DisneyToon Studios estreou ontem (13 de setembro de 2013) nos cinemas e nós fomos conferir. Portanto, hoje venho fazer para vocês uma review de Aviões.



Avaliação (dentro do gênero):
Título: Aviões
Título Original: Planes
Direção:  Klay Hall
Ano: 2013
Estúdio: DisneyToon Studios
Sinopse: Dusty (Dane Cook) é um avião que trabalha pulverizando plantações. Seu grande sonho é participar de corridas internacionais, ao lado de alguns dos mais famosos competidores, mas seu medo de altura e a própria composição da carroceria impedem que esta vontade se torne realidade. Sabendo do sonho do amigo, Chug (Brad Garrett) busca a ajuda de Skipper (Stacy Keach), um reservado avião que, devido a um acidente no passado, não consegue mais voar. Após muita insistência, Skipper aceita ser o mentor de Dusty nesta empreitada.



O filme nos conta a história de Dusty, um avião pulverizador que está cansado de passar todos os dias voando de um lado para o outro cuidando de plantações e sente que está destinado a algo maior. Seu grande sonho é participar de corridas internacionais e nada poderia o impedir, exceto algumas peculiaridades: Dusty não possui a estrutura necessária para ganhar uma corrida e tem medo de altura. Isso mesmo. Medo de altura. Como passou a vida toda voando perto do solo, ele não consegue voar muito alto sem entrar em pânico. Por conta disso, tudo estaria perdido, mas Dusty contará com a ajuda de alguns amigos nessa jornada.

Como dito no início do post, esta animação é uma produção da DisneyToon Studios e não da Pixar, como os primeiros dois filmes da franquia. Pertencer a outro estúdio, porém, não é um problema já que a qualidade técnica de Aviões é a mesma presente em Carros. A DisneyToon é a divisão do Walt Disney Studios responsável principalmente pelos filmes produzidos diretamente para o mercado doméstico, como seria o caso deste novo longa que acabou sendo lançado de última hora nos cinemas.

Originalidade não é o forte deste filme. Infelizmente, aqui voltamos à fórmula de Carros, porém com menos carisma e piores piadinhas sobre mecânica. As personagens secundárias foram mal exploradas e o longa carece de cenas emocionantes que façam o expectador vibrar. Eu diria que o filme é "raso", já que nenhum de seus elementos foi bem trabalhado. Outra coisa que me incomodou bastante na trama é a facilidade com que as coisas acontecem para Dusty. Tudo isso me pareceu meio preguiçoso e desleixado.

Antes que vocês achem que eu detestei o filme, ou que ele é o pior filme da história, saibam que este não é de todo ruim. Apesar dos inúmeros defeitos, o filme tem várias cenas divertidas e passa uma bonita mensagem sobre determinação, honestidade e amizade. 

Algumas curiosidades:
  • Com previsão de lançamento para 2014, Aviões já possui uma sequencia confirmada: Planes: Fire and Rescue ("Aviões: fogo e resgate", em tradução livre), que foi produzido simultaneamente ao original. 
  • Os aviões do filme são todos modelos existentes na realidade. Dusty, o personagem principal, é um "Air Tractor AT-402" e também é possível identificar outros modelos como "Chance Vought F4U Corsair" e "Gee Bee R-1".
  • Da trilha sonora não há o que reclamar, o que não é para menos: o responsável por ela foi Mark Mancina e, pra quem não sabe, ele foi responsável pelas trilhas sonoras de O Rei Leão e Tarzan.
  • No filme, há uma personagem brasileira (QUE SÓ É BRASILEIRA NA VERSÃO BRASILEIRA DO FILME! Confuso, eu sei!). Carolina é um avião de corrida e foi dublada, aqui no Brasil, por Ivete Sangalo. Nota: NÃO SE PREOCUPEM! A dublagem ficou bem boa, na verdade. Nada parecido com Luciano Huck em Enrolados.
Acho que o lançamento diretamente doméstico seria uma melhor opção para esta animação que não tem potência para os cinemas. Um típico "Sessão da Tarde". Ponto negativo para a Disney que (por ganância pura e nenhum respeito com os fãs) resolveu lançá-la desta forma. Deixando a desejar nos aspectos originalidade, criatividade e carisma, Aviões é uma animação divertida, porém fraca e dispensável. 



Acho que este filme é recomendável (tenho minhas dúvidas) apenas para crianças pequenas que provavelmente vão adorar as personagens fofinhas e coloridas sem dar muita atenção à qualidade de produção. Se você, assim como eu, já é um fã mais "maduro" de animações: pule para o próximo. Aviões é decepção na certa!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do post?